Fundamentos da Sabedoria

Métodos de Interpretação Bíblica Parte II


Interpretar as Sagradas Escrituras é o principio básico para se poder pregar a Palavra de Deus com sabedoria, e hoje vemos que grande parte dos pregadores da Palavra nem sequer sabem como realizar uma interpretação correta, muitos afirmam agir pela Fé e pela direção do Espírito Santo, mas como o Espírito Santo pode estar na direção de tantos erros cometido por tais pregadores, na verdade este argumento é usado por preguiça em estudar a Palavra de Deus, pois, é mais fácil dizer que espera em Deus as revelações, do que buscar na revelação de Deus que é sua própria Palavra. O que muitos não entendem é que a revelação já foi dada que é a Palavra, agora cabe a nós buscar interpretar a mensagem espiritual que esta contida dentro da Bíblia.

Para ajudar a você que lê este post estarei apresentando um método muito fácil de ser usado para uma interpretação sadia da Palavra de Deus, o método que irei apresentar é estabelecido através de perguntas, e para melhor compreensão de todos aplicarei o método que irei apresentar a uma passagem bíblica.

Eu sigo os seguintes princípios como linhas-mestras para examinar uma passagem. Elas não são exaustivas e nem absolutas. Uso estas perguntas para interrogar o texto Sagrado e assim extrair o máximo de informações possíveis e assim diminuir as chances de errar nas minhas interpretações.

Método de Interpretação Bíblica em forma de perguntas.


Quem escreveu/falou a passagem e para quem era endereçada?
O que a Passagem diz?
Existe alguma palavra ou frase nesta passagem que precise ser examinada?
Qual o contexto imediato?
Qual é o contexto mais amplo exposto no capitulo e no livro?
Quais são os versículos relacionados ao assunto da passagem e como eles afetam a compreensão desta?
Qual o fundo histórico e cultural?
Qual é a conclusão que eu posso tirar desta passagem?
As minhas conclusões concordam ou discordam de áreas relacionadas nas Escrituras ou com outras pessoas que já estudaram esta passagem?
10º O que eu posso aprender e aplicar à minha vida?

A fim de ajudar a entender como estas questões podem afetar a interpretação de uma passagem, no próximo post eu estarei aplicando cada uma das perguntas citadas no método acima a uma passagem, eu escolhi uma que, quando examinada atentamente, pode fazer você chegar a conclusões muito diferentes. Eu deixarei que você determine a exatidão da minha interpretação. A passagem que eu irei utilizar é:

“Porque os vivos sabem que hão de morrer, mas os mortos não sabem coisa nenhuma, nem tampouco eles têm jamais recompensa, mas a sua memória ficou entregue ao esquecimento.”
(Eclesiastes 9:5)

Espero você no próximo post, e lembrando sempre abro espaço em meu blog para você deixar sua opinião, deixe um comentário mesmo que não concorde com as minhas palavras eu tentarei responder da forma mais humilde possível.  

Métodos de Interpretação Bíblica Parte II Métodos de Interpretação Bíblica Parte II Reviewed by Cleber Albuquerque on 23:50 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.