Fundamentos da Sabedoria

Métodos de Interpretação Bíblica Parte I


Pesquisa mostra que 75% da população brasileira entre 15 e 64 anos NÃO conseguem interpretar textos corretamente. Talvez você que é Cristão se pergunte o que isso tem haver com nossa vida com Cristo?

Você pode até pensar que não, mas isso tem tudo haver com servir a Cristo, pois, os maiores erros cometidos na igreja é pela má interpretação de textos da Bíblia, a falta de conhecimentos na interpretação de textos leva a muitos a torcer as Escrituras para a sua própria perdição. (II Pedro 3:16)

Mas o que significa “Interpretar um Texto” significa entender o seu conteúdo plenamente e muitos até conseguem ler as palavras de um texto, mas NÃO conseguem entender a mensagem geral ou mesmo o seu significado. E este mal tem atingido diversos pastores e pregadores da Palavra de Deus e isso aliado com a falta de humildade tem causado males na obra de Deus, principalmente por estes motivos a cada dia que se passa o nome de Deus é blasfemado e muitas pessoas dentro das igrejas vivem um “evangelho” pobre e errôneo. Por este motivo decidi escrever uma serie de post sobre este assunto; neste primeiro post estarei abordando o perigo da má interpretação da Palavra de Deus, mostrarei exemplos de textos que encontrei na internet, que por falta de uma interpretação correta da Palavra de Deus acaba “postando besteira” declarando que são palavras para edificar o povo de Deus. Mas o pior de tudo isso que quando tentei avisar estes irmãos sobre o seu erro simplesmente excluíram os meus comentários demonstrando total falta de humildade. Tudo bem Deus sabe todas as coisas.

O primeiro exemplo que citarei nesta serie de posts é um texto postado pelo Blog Sola Scriptura com o tema: A Insegurança de Abrão, neste texto é mencionado que Abrão demonstrou insegurança quando Deus o chamou, copiei partes do texto para você entender melhor, veja abaixo:

"

Gênesis 12:1
 "Deus chama Abrão e lhe faz promessas: Ora, disse o SENHOR a Abrão: Sai da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai e vai para a terra que te mostrarei."
 Deus manda Abrão sair só, E JÁ É A SEGUNDA VEZ. A PRIMEIRA VEZ FOI EM UR, NA TERRA DOS CALDEUS.
 Abrão saiu, MAS LEVOU O PAI, e ESPEROU PELA MORTE DO PAI, o que aconteceu em Padã-Harã.

"

Toda tese sobre a insegurança de Abrão segundo o escritor do texto é baseada nestas afirmações, mas será que é isso que a Palavra de Deus realmente menciona? 

Vamos interpretar este texto de forma correta?

Então vamos por partes.

1º Deus manda Abrão sair só, E JÁ É A SEGUNDA VEZ. A PRIMEIRA VEZ FOI EM UR, NA TERRA DOS CALDEUS. Abrão saiu, MAS LEVOU O PAI,...

Segundo o escritor do texto em Gêneses 12: 1 já é a segunda vez que Deus chama Abrão, pois, segundo ele a primeira vez foi em Ur dos Caldeus, mas será que isso é verdade?

Se buscarmos dentro da Palavra de Deus veremos que em nenhuma outra passagem cita que Deus já tinha chamado Abrão, o escritor do texto por não saber interpretar corretamente o texto é equivocado em suas palavras, ele faz uma confusão com o que é citado no cap. 11 ver. 31 de Gêneses que diz:

“Tomou Tera a Abrão, seu filho, e a Ló, filho de Harã, filho de seu filho, e Sarai, sua nora, mulher de seu filho Abrão, e saiu com eles de Ur dos Caldeus, para ir à terra de Canaã; e vieram até Harã e habitaram ali.”

É o pai de Abrão que o toma, ou seja, que leva Abrão em uma viagem para Canaã, e não Abrão que leva o pai com ele, e só lembrando até este momento Deus nunca tinha chamado Abrão, o pai de Abrão interrompe a viagem em Harã e constitui habitação ali. E sobre a questão que Abrão levou o pai por insegurança esta longe de ser verdade, pois, isso jamais aconteceu.

Então a afirmação que em Gêneses 12:1 é a SEGUNDA vez que Deus chama Abrão esta totalmente errada, pois, em Gêneses 12:1 é a primeira vez que Deus chama Abrão, deixando assim bem claro que enquanto Abrão estava em Ur dos Caldeus Deus o nunca tinha chamado.

2º e ESPEROU PELA MORTE DO PAI, o que aconteceu em Padã-Harã.

Outra coisa que é mencionado no texto é que Abrão esperou pela morte do pai para obedecer a voz de Deus, mas será que foi assim mesmo?

Mas se prestarmos atenção na Bíblia o pai de Abrão estava “vivinho da silva” no momento que Abrão saiu de Harã para obedecer à voz do SENHOR, por não saber interpretar o texto corretamente o escritor do post mete as mãos pelos pés e se confundi todo com o que é citado em Gêneses cap. 11 ver. 32

“E foram os dias de Tera duzentos e cinco anos; e morreu Tera em Harã”

Se prestarmos atenção a morte de Tera é citado em uma cronologia como referencia a sua história, mas se voltarmos no vers. 26 do cap. 11 de Gêneses deixa bem claro que Tera gerou a Abrão quando ele tinha a idade de 70 (setenta) anos e quando Abrão sai da casa de seu pai Abrão era da idade de 75 (setenta e cinco) anos então somando a idade de Tera quando Abrão nasceu com a idade de Abrão quando saiu da casa do pai temos a idade de Tera no momento da saída de Abrão que era de 145 anos (70+75=145) e se Tera viveu até 205 (duzentos e cinco anos) isso nos leva a afirmar que Tera ainda viveu 60 anos depois que Abrão saiu para obedecer à chamada que Deus o tinha feito.

É amados erros assim são requentes, mas sem perceber o escritor difama a imagem de Abrão dizendo que ele foi inseguro, quando a própria Palavra o cita como exemplo de confiança e Fé em Deus. Muito cuidado, pois, a Palavra de Deus adverte que tirar ou acrescentar algo que não é citado na Palavra de Deus, como se fosse de Deus leva a maldição (Dt 4:2, Pv 30:6, Ap 22:18-19)

Nas próximas postagens estarei mostrando um método seguro e eficaz para uma interpretação saudável das Santas Escrituras, e procurarei aplicar estes métodos de forma clara em algumas passagens para melhor compreensão de todos. 

Deixe um comentário, lembrando que mesmo que não concorde com minhas palavras buscarei esclarecer qualquer dúvida com o máximo de humildade. Amém. Aguardem as próximas postagens e fiquem com Deus.    

Métodos de Interpretação Bíblica Parte I Métodos de Interpretação Bíblica Parte I Reviewed by Cleber Albuquerque on 23:56 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.